O MERCADO IMOBILIÁRIO APONTA BOAS PERSPECTIVAS NO INICIO DE 2022

O MERCADO IMOBILIÁRIO APONTA BOAS PERSPECTIVAS NO INICIO DE 2022

Compartilhar

Os últimos tempos foram muito intensos do ponto de vista da economia, com oscilações consideráveis em praticamente todos os segmentos e setores. No entanto, as perspectivas para os próximos meses podem ser consideradas bastante animadoras. Por isso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando o que esperar do mercado imobiliário em 2022.

Existem tendências que já estão fazendo parte do ramo e outras que devem se intensificar ainda mais em um futuro próximo, o que abrirá um leque excepcional de possibilidades para quem tiver olhos atentos e souber aproveitar as oportunidades que surgirem. Quer aprender mais sobre o tema? Então, continue sua leitura! Imóveis mais amplos Definitivamente, imóveis mais amplos são algo que podemos esperar do mercado imobiliário em 2022.

Com as imposições de distanciamento social, muita gente passou a ter um olhar diferente para suas residências, entendendo que a propriedade precisa oferecer melhores condições de habitabilidade e qualidade de vida para toda a família. Sendo assim, é bastante provável que a preferência dos compradores e locatários se dê por unidades com mais quartos, varandas, quintais e áreas de lazer. Como trabalhar e estudar remotamente passou a ser algo bem mais corriqueiro, um ambiente extra para montar um escritório ou home office também será muito bem-vindo.

Taxa Selic Você sabe o que é a Selic? Trata-se da taxa básica da economia brasileira, que influencia quase todos os outros juros dos contratos estabelecidos por aqui, inclusive, no mercado imobiliário. Com os aumentos recentes da inflação e as incertezas sobre a economia mundial, mesmo com as boas perspectivas, a tendência é de experimentarmos um ciclo de variações da taxa. Isso deve acontecer, também, porque a Selic estava nos patamares mais baixos da história nos últimos anos da pandemia. Dessa maneira, é preciso ficar de olho nas notícias e observar se as promessas feitas pela Caixa Econômica Federal, como a de congelar as taxas dos juros imobiliários, serão cumpridas, e se os encargos não ficarão mais altos.

Mercado digitalizado Ainda como fruto das mudanças geradas pela pandemia, outra coisa que você pode esperar do mercado imobiliário em 2022 é mais digitalização. Ela deve mudar cada vez mais a maneira pela qual as pessoas fecham negócios, diminuindo as demandas por deslocamentos, tanto na apresentação de propriedades quanto no envio de documentos e nas assinaturas de contratos. As corretoras e imobiliárias tradicionais vão se adaptando, assim como os cartórios e construtoras. Na prática, isso se reflete em plataformas intuitivas e recursos completos para as negociações, resultando em conforto, praticidade e novas possibilidades, que passarão a fazer parte da rotina de profissionais, clientes e demais operadores do segmento.

Automação residencial A automação residencial já faz parte do dia a dia de muitos empreendimentos residenciais e comerciais. No entanto, naturalmente, o mercado imobiliário em 2022 deve agregar ainda mais recursos, com a adoção de soluções que prometem facilitar a rotina dos funcionários e trazer mais segurança para os moradores ou mesmo visitantes. As portarias remotas, por exemplo, são uma realidade em diversos bairros de grandes centros urbanos brasileiros, notadamente, São Paulo e Rio de Janeiro.

Dessa maneira, é possível enviar autorizações de entrada, monitorar a entrada e saída de visitantes através de câmeras e enviar alerta de emergência, em caso de qualquer eventualidade mais grave. Uso de home office O trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar e, certamente, estará cada vez mais presente no mercado imobiliário em 2022. Com as demandas de distanciamento social, os profissionais que podiam trabalhar de casa se reestruturaram, destinando um cômodo ou ambiente para funcionar como um escritório ou algo similar. Assim, muitos recursos financeiros foram economizados em termos de transporte e sobrou mais tempo para ficar com a família, pois os engarrafamentos não fizeram mais parte da rotina. A tendência é de que os clientes das imobiliárias continuem buscando ampliar as funcionalidades de seus imóveis, priorizando os que tenham áreas disponíveis para isso.

Empreendimentos sustentáveis A sustentabilidade é um dos temas mais debatidos na sociedade atual e, naturalmente, isso vem influenciado todos os segmentos do mercado, como o setor imobiliário. Aliás, vale lembrar que a construção civil está entre os ramos mais poluentes, o que faz com que os clientes exijam que novas práticas sejam adotadas a favor do meio ambiente. Isso significa que, em 2022, devemos encontrar mais empreendimentos residenciais com medidas para economizar energia, como o uso de lâmpadas de LED, temporizadores na iluminação e assim por diante. Dependendo do espaço disponível, já temos condomínios que estão apostando em pequenas hortas e jardins cultivados pelos próprios moradores.

Por fim, não dá para falar sobre o que esperar do mercado imobiliário em 2022 sem citar que os investimentos devem crescer bastante. Com a melhora mundial em diversos setores e as boas perspectivas para a economia, ainda que com certa insegurança, tanto as pessoas comuns quanto os grandes operadores do segmento vão se animando e aplicando capital. A construção de novos empreendimentos, por exemplo, deve ser uma forte tendência para os próximos meses, sobretudo, aqueles que estiverem em sintonia com o novo comportamento dos clientes, com foco em áreas maiores e medidas sustentáveis. Mesmo com a alta da Selic, os principais bancos, como a Caixa, não devem dificultar o crédito dos financiamentos. Como você pôde ver, não devem faltar novidades no mercado imobiliário em 2022. Portanto, tenha olhos atentos e aproveite as boas oportunidades que devem surgir!

Fonte - https://blog.bild.com.br/mercado-imobiliario-em-2022/

Temos o imóvel perfeito para você

Zucca Imóveis

Creci J06721

Atendimento: Segunda à Sexta das 9h00 às 18h:00 - Sábado das 9h00 às 13h00

Rua Sete de Setembro, 719, Sala 1 Centro, Ponta Grossa - PR